Introdução ao ensino de Jacques Lacan
(nível aprimoramento)

Objetivos: A obra de Jacques Lacan (Paris 1901-1981) é revolucionária e gerou uma transformação dos conceitos psicanalíticos clássicos. Lacan sempre caracterizou a sua obra como um retorno a Freud, “vocês podem ser lacanianos, eu sou freudiano” diz claramente. Por este eterno retorno a Freud em Lacan, é indispensável para trabalhar seus textos o conhecimento dos conceitos básicos freudianos. Seguindo esta linha, este curso através da leitura dos textos lacanianos, tem como objetivo encontrar neles os conceitos freudianos e as novidades que ele apresenta.

A quem se destina: Aos profissionais que já tenham um percurso em sua análise pessoal e conhecimento dos fundamentos teóricos da Psicanálise; participantes de cursos de formação em psicanálise.

Conteúdo Programático:

  1. O sentido do retorno a Freud.
  2. O discurso psicanalítico como rompimento com o conceito do sujeito cartesiano e o surgimento de um novo conceito de sujeito do inconsciente.
  3. O inconsciente estruturado como uma linguagem. O significante.

 

Obs.: Estes temas podem ser ampliados ou modificados segundo as necessidades ou inquietudes do grupo.

Duração: semestral - Horário - Opções: entrar em contato para informações.

Requisitos:Entregar pessoalmente ou enviar via e-mail: currículo atualizado, carta relatando seu percurso e interesse pela Psicanálise (secretaria@triep.com.br). Marcar uma entrevista individual com a coordenação. 

Valor da Matrícula e do Investimentoentrar em contato para informações.

Certificado: Com histórico do curso, carga horária discriminada, período e local da realização do curso, nomes dos psicanalistas responsáveis.
 
voltar
 
adicione aos seus favoritos
indique a um amigo
Contato:
Rua Messina, 99 - Jardim Messina - CEP 13207-480
Telefone 11 4521-6075
E-mail: secretaria@triep.com.br
 
Home | Quem Somos | Sobre a Gradiva | Cursos | Encontros Psicanalíticos | Freud: Cronologia
Artigos e Resenhas | Galeria Virtual | Fale Conosco | Cadastre-se